Como os brasileiros fazem compras? Onde, quando e quais os critérios para escolher o estabelecimento

Conhecer os hábitos de consumo do público-alvo é essencial para desenvolver ações certeiras para a sua marca e que estejam de acordo com o perfil do consumidor. Recentemente, a Snapcart realizou em sua plataforma uma pesquisa para descobrir onde o consumidor faz suas compras de produtos de consumo, como alimentos, limpeza, higiene pessoal e beleza. O estudo contou com a participação de mais de 5 mil pessoas em todos os estados do Brasil.

Veja abaixo alguns highlights da pesquisa.

Bons preços e promoções são os principais atributos que o consumidor busca

O consumidor brasileiro não abre mão de preços baixos. Quando questionados quais características ou serviços procuram nas lojas onde adquirem artigos de consumo, mais de 70% dos respondentes revelaram não abrir mão dos melhores preços, enquanto 58.5% também correm atrás de promoções. A variedade e a qualidade dos produtos oferecidos também são fatores muito importantes, sendo escolha de 52.7% dos pesquisados. É interessante também destacar que 21.9% dos entrevistados optam por uma loja por conveniência, ou seja, por praticidade e proximidade e apenas 3% escolhe um estabelecimento por conta de serviços adicionais, como lavanderia, posto de combustível e caixas eletrônicos. Se a loja possui algum programa de fidelidade ou pontos, será a escolha de 14,8% dos entrevistados.

Hipermercados são o formato preferido dos entrevistados

Dentro da categoria de formato de lojas, o consumidor opta primeiramente por hipermercados para fazer suas compras, sendo a escolha de 46% dos respondentes da pesquisa. Já em segundo lugar aparecem empatados Supermercados, Mercados de Bairro e Atacadistas, com uma participação de 41%. Em seguida, os usuários do nosso aplicativo que responderam a pesquisa elegeram padarias como terceira colocada na hora de fazer compras, com 19% de preferência. Minimercados como Dia%, Carrefour Express e Minimercado Extra aparecem em seguida, sendo a escolha de 17% dos entrevistados.

Tendo em vista que hipermercados são os favoritos dos consumidores, um mix de produtos e variedades de marcas é essencial para o consumidor. Os mercados de bairro aparecem na lista devido à praticidade, mesmo sendo conhecidos por terem preços mais elevados, o fato de estar perto da casa do consumidor pesa bastante na hora da escolha, em contraponto à preferência por bons preços e promoções. Empatado com os mercados de bairro aparecem os atacadistas, modelos de estabelecimentos onde o consumidor consegue bons preços de acordo com a quantidade que compra.

Não há hora para comprar

Fazer compras corriqueiras do dia a dia é algo que acontece sem muito planejamento, de acordo com nossa pesquisa. O estudo descobriu que 55% dos respondentes não têm um período fixo para fazer compras, podendo acontecer em muitas ocasiões, enquanto 9% das respostas revelaram que as compras ocorrem durante a semana, à noite, ou durante a semana, à tarde. Dado que a grande maioria dos entrevistados responderam que as compras não são feitas em dias e horas específicos, podendo acontecer em diversos momentos, lojistas e marcas podem aproveitar esta oportunidade de falta de planejamento dos consumidores para se beneficiar de compras por impulsos, utilizando bons materiais de PDV e tornando o ambiente propício e agradável para compras.

Débito ou Crédito? Nenhum, cédulas

Engana-se quem pensa que o consumidor prefere o dinheiro de plástico. Nossa pesquisa revelou que, na hora das compras de bens de consumo, o cliente ainda prefere andar com dinheiro na carteira. O painel de usuários do nosso aplicativo elegeu o dinheiro como forma de pagamento preferida, com 47% das respostas, seguido de 25% de respondentes que escolhem o cartão de crédito e 18% o de débito. O vencedor da opção método de pagamento pode mostrar um consumidor mais cauteloso, indo com dinheiro contado para não exceder o valor estipulado, tentando evitar ao máximo compras por impulso. Com a precaução dos clientes, o desafio aqui é encantar o comprador que já sabe o que vai adquirir a escolher sua marca. As estratégias são diversas e precisam ser desenhadas muito antes da compra, com campanhas em TV, redes sociais e no próprio PDV.  

Bens de Consumo no e-commerce

Mais de 30% dos entrevistados afirmam comprar alimentos, bebidas, higiene, limpeza e cosméticos pela internet e os principais motivos que levam o consumidor a comprar estes produtos online são preços e promoções, as mesmas razões para a escolha de lojas físicas. É importante destacar que a terceira razão que leva os usuários a comprarem produtos de bens de consumo através da internet é a comodidade. Um dado bastante interessante para empresas que comercializam produtos online que podem direcionar sua comunicação com apelos voltados às facilidades de comprar sem sair de casa. Fatores como entrega, programas de fidelidade ou pontos e possibilidade de adquirir produtos importados ou exclusivos também são determinantes na hora de fazer compras de bens de consumo online.  

Por outro lado, existem alguns motivos que fazem o consumidor preferir não comprar online, sendo um deles experiências anteriores negativas comprando bens de consumo pelo e-commerce. Quase 10% dos entrevistados afirmaram que já tiveram problemas comprando pela internet como prazo de entrega não cumprido e qualidade de produtos. Outros fatores que levam os entrevistados a preferirem lojas físicas em relação ao e-commerce é o frete alto, opção escolhida por 46% dos usuários, prazo de entrega (23%) e impossibilidade de ver e tocar nos produtos (23%).

Vários destes hábitos de consumo ajudam marcas e lojistas, físicos ou online, a entenderem melhor os consumidores que vão fazer desde grandes compras para o mês até compras habituais do cotidiano. São muitos os fatores que conseguem impactar o consumidor na hora da compra e, compreendendo exatamente o que cada comprador deseja, descobrindo seus hábitos e  comportamento, é possível tomar decisões certeiras e que facilitem o processo de decisão de compra.

Descubra tudo que a Snapcart pode fazer por você. Preencha o formulário e entraremos em contato.

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings