Comportamento do Usuário Brasileiro de Smartphone

Checar o celular logo que acorda? Para 84% dos brasileiros, este é um comportamento padrão. O número alto não é surpreendente, visto que, no dia a dia, cruzamos com diversas pessoas sempre conectadas.

Seja no ônibus, na fila do restaurante ou na sala de espera de um consultório, é difícil ver alguém que não esteja com seu smartphone na mão, seja checando e-mails, olhando redes sociais, lendo notícias ou conversando em aplicativos de bate-papo. A verdade é que o brasileiro está cada vez mais conectado e usando o celular para diversas atividades do dia a dia. Mas, qual a real relação do brasileiro com o seu smartphone? Para responder a esta e a muitas outras perguntas, a Snapcart lançou em seu aplicativo uma pesquisa sobre o uso de celulares no país. Responderam à pesquisa mais de 10 mil pessoas, de todos os estados do país, idades e classes sociais. Neste estudo foi possível mapear os hábitos do brasileiro com seu celular, para qual fim o aparelho é mais usado e em que momentos do dia o smartphone é mais usado. Confira o comportamento do brasileiro com o dispositivo.

PARCEIRO PARA TODAS AS HORAS

Se o brasileiro confere o celular ao acordar, não é de se surpreender que passe mais de três horas por dia utilizando o smartphone. Quase 80% dos respondentes da pesquisa afirmam usar o celular diariamente por mais de três horas, enquanto 15% utiliza de uma a duas horas e 5% dizem usar o smartphone em um período menor do que uma hora por dia. E de quanto tem quanto tempo o usuário brasileiro checa seu celular? De acordo com nossa pesquisa, a cada 15 minutos. Quando questionados com que frequência o smartphone era conferido, 42% dos respondentes afirmam olhar o aparelho de 15 em 15 minutos, 27% a cada meia hora, 14% confere celular a cada uma hora e 17% afirma conseguir ficar mais de uma hora e meia sem olhar o aparelho.

Se dizem que fazer duas coisas ao mesmo tempo é pouco provável ou impossível, os usuários dos smartphones provam que é capaz realizar mais uma atividade enquanto usam o celular. Após um longo dia de trabalho ou estudos, o que a população mais quer é deitar em sua cama e relaxar, certo? Errado. Em nossa pesquisa, descobrimos que 34% dos brasileiros usam o celular, principalmente, na cama. Com as infinitas possibilidades que um smartphone oferece ao usuário, 33% dos respondentes da pesquisa afirmam recorrer ao aparelho sempre que estão entediados, enquanto 14% o utiliza assistindo TV. Para 13% o celular é a principal companhia durante o caminho para trabalho/aula e 6% dizem usar seu smartphone até no banheiro. Realmente, o dispositivo parece ser o companheiro mais fiel do brasileiro.

MUITO ALÉM DAS LIGAÇÕES

As facilidades proporcionadas pelas tecnologias condensadas em um único aparelho estão transformando o dia a dia das pessoas e a função inicial de um celular deixa de ser primordial. Em nossa pesquisa, apenas 27% dos respondentes alegam utilizar o smartphone para realizar chamadas telefônicas. As redes sociais são o passatempo preferido do usuários, visto que 62% afirmam utilizar o smartphone para este fim. Na sequência, aplicativos de bate-papo, como Whatsapp, estão entre os apps preferidos dos brasileiros, visto que 32% utilizam o smartphone principalmente para enviar mensagens instantâneas.

Ir ao banco realizar uma transferência financeira, carregar as jurássicas câmeras digitais por onde for, comprar o jornal e andar com bloquinho e caneta dentro da bolsa já é coisa do passado – faz tempo. Todas essas ações citadas foram substituídas pelo smartphone. Veja na tabela abaixo as principais atividades executadas pelos usuários com seus celulares.

E será que você conseguiria viver sem seu celular? Quando esta pergunta foi feita, 62% afirmam que poderiam viver tranquilamente sem seu aparelho, enquanto os 38% restantes não se imaginam sem o dispositivo. É interessante destacar que para a grande maioria dos usuários, o celular estreita relações com outras pessoas. Perguntamos se os usuários se sentem mais ligados a outras pessoas com seus smartphones e a resposta foi positiva, já que 77% dos respondentes acreditam que a conectividade do celular pode sim aproximar indivíduos. Os 23% restantes se sentem mais distantes e menos conectados com os demais em razão do smartphone.

Em relação aos hábitos de leitura e de assistir filmes, as opiniões são bastante divididas. Quando questionados e o smartphone afetou seus hábitos, 56% alegam que leem menos livros e assistem menos filmes pois usam o tempo livre para usar o celular, enquanto 44% afirma ler mais livros e assistir mais filmes graças ao celular. Neste último, podemos perceber um indício de que com as diversas funções do dispositivo, as possibilidades de assistir filmes on-demand (Netflix, Amazon Prime, etc) e comprar eBooks por preços mais acessíveis do que livros físicos está fazendo com que o brasileiro continue com seu costume de leitura e filmes.

Compreender o impacto do smartphone no cotidiano das pessoas é essencial para entender seus hábitos do dia a dia. O aparelho já faz parte do dia a dia do brasileiro, e é impossível ignorar o potencial de mudanças no seu comportamento. Entendendo o papel que o telefone exerce na vida dos indivíduos, marcas podem criar ações certeiras para cada tipo de usuário, conhecendo o perfil do consumidor de todas as idades, regiões e classes sociais. Com esta pesquisa, Snapcart responde perguntas como:

-Há mais homens ou mulheres que realizam transações financeiras a partir do smartphone?

-Os usuários que passam mais de três horas por dia no celular moram em que região?

-Qual a idade dos usuários que mais usam aplicativos de bate-papo?

Quer descobrir a resposta para esta e mais perguntas? Entre em contato com a gente agora.


Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings