Copa do Mundo das Marcas: o apito final

Os amistosos da Copa do Mundo entre a Snapcart e a Sport Track chegaram ao fim. Após duas partidas para descobrirmos quais marcas estão ganhando o campeonato e quais são os produtos mais consumidos na arquibancada do brasileiro, chegou o momento da grande decisão.

Vamos analisar os resultados destas três partidas para descobrirmos o que mudou em relação à percepção do brasileiro com os patrocinadores do evento, quais marcas de alimentos e bebidas foram consumidas durante os jogos e tudo que impactou o torcedor durante os jogos.

Nesta pesquisa, foram entrevistadas quase 9 mil pessoas da base de usuários do aplicativo da Snapcart que fazem parte de todos os estados brasileiros, de todos os gêneros, classes sociais e faixa etária. Confira os gols dessa partida.

Mais de 70% dos entrevistados acompanharam a Copa do Mundo

Eliminação nenhuma levantou bandeira para impedir que o brasileiros continuasse assistindo aos jogos, já que 75% dos respondentes da pesquisa afirmaram acompanhar o mundial. A maneira com que estes torcedores assistiram aos jogos foi pela televisão em casa (82%) e pela televisão no trabalho (20%). É interessante ressaltar também que o terceiro meio mais utilizado foi a internet, com 18% das respostas, mostrando que os streamings de vídeo disponibilizados gratuitamente por emissoras de televisão foi bastante aproveitado pelo espectador. Em relação às companhias para assistir aos jogos, 66% assistiu com a família, seguido de 16% que viram as partidas com os amigos e 14% com colegas de trabalho.

Futebol é festa, e o que o brasileiro mais gostou na Copa do Mundo foi a possibilidade de reunir os amigos e familiares para assistirem aos jogos, com 30% das respostas. Além disso, o propósito do evento em si ficou em segundo lugar no quesito “o que o brasileiro mais gostou” Quase empatado com o item anterior, 29% dos usuários que responderam à pesquisa afirmam que o que mais gostaram na Copa do Mundo foram os próprios jogos.

O desempenho da seleção brasileira foi fator desmotivador para 42% dos respondentes, enquanto outros 32% se decepcionaram com o desempenho do jogador Neymar. Uma novidade que chamou a atenção do brasileiro e que também gerou controvérsias foi o árbitro de vídeo. O recurso, que se trata do sistema eletrônico de apoio à arbitragem e que tem por objetivo ajudar o árbitro em campo a tomar decisão em lances considerados duvidosos, agradou 14% dos respondentes e desagradou 19%.

 

MARCAS PATROCINADORAS – O APITO FINAL

Durante as três pesquisas buscamos compreender a percepção do brasileiro em relação às marcas patrocinadoras da Copa do Mundo 2018 com o objetivo de descobrir qual apoiadora do evento venceu a partida mais difícil de todos: o jogo pela liderança na mente do consumidor. Sendo patrocinadoras da Copa do Mundo, as marcas precisam criar uma experiência positiva para o consumidor conseguindo criar ainda mais valor no seu mercado de atuação. Com esta pesquisa conseguimos perceber quais marcas aproveitaram esse momento de grande exposição da melhor maneira possível. Veja qual empresa marcou gols neste campeonato.

De goleada, a Coca-cola foi a marca mais lembrada pelos respondentes da pesquisa, com 36% de lembrança. Na vice-liderança temos, a Vivo, com 18% das citações. A fabricante de celular chinesa pode aparecer bem colocada por ser confundida com a empresa de telefonia Vivo, companhia brasileira que é patrocinadora da seleção canarinho. O terceiro e o quarto lugar são companhias do mesmo segmento. Adidas (15%) e Nike (14%). As fabricantes de material esportivo patrocinam, respectivamente, a Copa do Mundo e a Seleção Brasileira. Em comparação à primeira e segunda pesquisa, o brasileiro, apesar de ainda confundir um pouco as patrocinadoras da Copa e da Seleção, mas já está mais instruído quanto a quais marcas patrocinam o evento ou a seleção. Confira na tabela abaixo o resultado e o comparativo das três pesquisas.

MARCAS CONSUMIDAS DURANTE OS JOGOS

Pedimos para os usuários do nosso aplicativo citarem as principais marcas de bebida que foram consumidas assistindo às partidas e a Coca-cola foi eleita bola de ouro no consumo. Com 47% das respostas, o brasileiro escolheu a bebida gaseificada para tomar enquanto assistia aos jogos do mundial. Já falamos sobre a cerveja estar constantemente associada ao futebol em estudo recente sobre o consumo da bebida nas principais torcidas do país, e as próximas seis posições da nossa tabela ajudam a reforçar ainda mais este fato. O brasileiro afirmou consumir durante os jogos Skol (12% das respostas), Brahma (10%), Budweiser (5%), Itaipava (4%), Heineken (3%) e Antarctica (3%).

Descobrir o comportamento do consumidor em ocasiões especiais e até em situações triviais do dia a dia é essencial para desenvolver ações certeiras e golear por 7×1 a concorrência. Este conhecimento ajudará a sua empresa a entender melhor o perfil do consumidor-alvo nas vendas durante todos os períodos do ano. A Snapcart, por meio de fontes de dados extensas que triangulam a localização geográfica, histórico de compras via cupom fiscal e informações demográficas, pode fornecer insights  inigualáveis ​​para marcas de CPG, varejistas e agências de marketing para você ser campeão invicto.

 

Snapcart e Sport Track

Snapcart e Sport Track se unem para mapear as relações de preferência, prática, lembrança de marca, hábitos de mídia em relação a esportes no Brasil. Três diferenciais tornam essa parceria especial: união de expertise e experiência em esportes com tecnologia e agilidade, tracking contínuo e evolutivo, e o cruzamento de todos os dados com hábitos reais de consumo. O objetivo é alimentar a cadeia produtiva do esporte com informações atuais, contínuas sobre o funil de compra, ou seja, desde o conhecimento, prática e preferência esportiva, passando por lembrança das marcas nesse mercado, e chegando até o impacto no consumo real das pessoas.

 

Quer voltar para a casa com os três pontos? Temos a solução ideal para seu negócio. Preencha o formulário e entraremos em contato.

 

 

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings