Copa do Mundo: sofá de casa será a arquibancada do brasileiro

Autoriza o árbitro! A Copa do Mundo já começou e o torcedor está pronto para entrar em campo e vibrar muito, seja com a família, os amigos, companheiro ou colegas de trabalho.

Aproveitando o engajamento do brasileiro com o esporte, a Snapcart, dando continuidade à parceria com a Sport Track, lançou em sua plataforma uma pesquisa sobre a maior festa do futebol mundial, visando descobrir se o brasileiro vai acompanhar a Copa, onde, como, com quem e por qual meio (TV, internet, rádio, jornal, etc.) e também se as marcas que patrocinam o evento estão na lembrança do consumidor. Foram entrevistadas quase 6 mil pessoas de todos os estados brasileiros e de todos os gêneros e classes sociais. Esta mesma pesquisa será realizada durante e após a Copa do Mundo, para descobrirmos se o placar aumentou para os patrocinadores, especialmente no quesito lembrança de marca.

MAIS DE 80% DOS BRASILEIROS IRÁ ASSISTIR AOS JOGOS E 72% IRÁ ASSISTIR EM CASA

O Brasil não é intitulado o país do futebol à toa, já que 82% dos respondentes afirmou que irá acompanhar o evento. Destes, 72% dos entrevistados afirmam que irão acompanhar os jogos com a família, enquanto 22% e 21% pretendem acompanhar com amigos e companheiro (a), respectivamente, 12% com colegas de trabalho e 6% sozinho. Em relação aos meios em que os jogos serão assistidos, a televisão vence a partida dos canais de comunicação. A porcentagem que irá assistir aos jogos pela televisão em casa é de 84%, seguido de 20% que irão acompanhar pela televisão do trabalho e 18% pela TV em bares e restaurantes. A internet é a escolha de 20% dos fãs de futebol para assistir aos jogos, enquanto apenas 3% irão a alguma festa dedicada ao evento.

Diante dos dados acima, percebemos que a grande arquibancada do torcedor é o sofá de casa, vibrando e gritando gol ao lado da família. Essas informações são uma grande oportunidade de criar campanhas envolventes e impactantes na plataforma correta e que mexam com a paixão do brasileiro com o esporte, criando engajamento com o público.

MARCAS PATROCINADORAS

Nesta pesquisa descobrimos quais marcas patrocinadoras estão vencendo a partida mais difícil de todas: conquistar a liderança na mente do consumidor. Quando questionados se sabiam citar um ou mais apoiadores da Copa do Mundo, 58% dos entrevistados responderam que sim. E no G4 de lembrança das marcas estão Coca- Cola, com 33,5%, Nike, com 11%, Itaú com 10% e Vivo com 9,8%, estes três últimos que não são patrocinadores da Copa, e sim da seleção brasileira A Adidas, que é a marca de material esportivo patrocinadora do mundial, aparece em quinto lugar, na memória de 8,4% dos respondentes. De forma geral, os patrocinadores foram citados de maneira correta pelos entrevistados, que mencionaram Hyundai (7,5%), Visa (7%), Mc Donald’s (6,3%), Budweiser (1,7%) e Gilette (0,6%). Assim como no caso da Nike, alguns respondentes acertam no segmento, porém erram na marca, indicando Heineken (5,2%), Rexona (4%), e Mastercard (0,7%).

Assumindo o papel de apoiadoras da Copa do Mundo, as marcas precisam criar uma experiência positiva para o consumidor, contando uma história envolvente, conseguindo criar ainda mais valor no seu mercado de atuação. É preciso aproveitar esse momento de grande exposição da melhor maneira possível. Além dos jogos, a competição também acontece fora das quatro linhas com as marcas disputando a atenção do espectador. Por isso, durante e ao final da Copa, repetiremos esta mesma pesquisa. Em breve saberemos quem mais marcou gols neste campeonato.

 

Snapcart e Sport Track 
Snapcart e Sport Track se unem para mapear as relações de preferência, prática, lembrança de marca, hábitos de mídia em relação a esportes no Brasil. Três diferenciais tornam essa parceria especial: união de expertise e experiência em esportes com tecnologia e agilidade, tracking contínuo e evolutivo, e o cruzamento de todos os dados com hábitos reais de consumo. O objetivo é alimentar a cadeia produtiva do esporte com informações atuais, contínuas sobre o funil de compra, ou seja, desde o conhecimento, prática e preferência esportiva, passando por lembrança das marcas nesse mercado, e chegando até o impacto no consumo real das pessoas.

Você não entra em campo para perder? Descubra tudo que a Snapcart pode fazer por você. Preencha o formulário e entraremos em contato.

 

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings