Descubra o Consumo do Brasileiro e a Marca Patrocinadora mais lembrada durante a Copa 2018

A bola continua rolando na Copa do Mundo na Rússia e, apesar do resultado negativo da nossa seleção, o brasileiro não tira os olhos da televisão para não perder nenhum lance. E com a família e amigos reunidos, não pode faltar comida e bebida para essa confraternização. Mas o que a torcida canarinho consome enquanto acompanha os jogos?

O consumo de produtos nas categorias de alimentos e bebidas durante partidas de futebol é muito forte, e as movimentações tendem a ser maiores nestes segmentos no decorrer da Copa do Mundo. Por isso, dando continuidade à nossa pesquisa sobre hábitos de consumo e lembrança de patrocinadores do maior evento do futebol, descobrimos mais insights sobre a percepção do torcedor brasileiros em relação às marcas apoiadoras e sobre os alimentos e bebidas consumidos durante os jogos.

Foram entrevistadas mais de 7 mil pessoas da base de usuários do aplicativo da Snapcart que fazem parte de todos os estados brasileiros, de todos os gêneros e classes sociais. Destes, 75% afirmaram que estão acompanhando as partidas. Quase 60% das pessoas que estão acompanhando os jogos assistem junto da família e 23% junto do companheiro (a). O meio preferido para torcer pela seleção segue sendo a TV, que foi a resposta de 78% dos respondentes que afirmam que estão acompanhando os jogos pela TV em casa, enquanto 32% assiste aos jogos pela internet.

Confira os highlights do nosso estudo sobre a Copa do Mundo 2018!  

Pipoca é a estrela no consumo da Copa

Não é só no cinema que a pipoca é líder de bilheterias. A mais pedida nas telonas também é a preferida na hora de assistir aos jogos da Copa. Quando questionados quais produtos são consumidos durante as partidas, o alimento com mais votos foi a pipoca, sendo a escolha de 42% dos entrevistados. Os horários das partidas, que ocorrem entre 9h, 11h e 15h não estão impedindo o brasileiro de colocar em campo a sua dupla preferida: churrasco e futebol. 25% dos entrevistados afirmam que estão acompanhando os jogos enquanto a carne está na brasa. Na sequência aparecem salgadinhos (14%), chocolates (8%) e sanduíches, como hambúrgueres e misto quente (7%).

Bebeu água? Sim

A dupla de ataque do time das bebidas escalada pelos brasileiros foi refrigerante e água, sendo a escolha de 43% e 39% dos usuários, respectivamente. A cerveja não mostrou um bom desempenho e acabou ficando no banco de reservas, com 29%. Esta surpresa talvez tenha uma explicação. A maioria dos jogos do mundial estão acontecendo em dias úteis e durante a manhã, o que pode também estar impactando na escolha de bebidas no consumo durante os jogos.

Marcas Patrocinadoras

Nesta segunda pesquisa, 69% das pessoas que afirmam estarem acompanhando a Copa dizem lembrar de pelo menos um patrocinador oficial do evento. No top 5 das marcas mais lembradas os destaque vão para as patrocinadoras oficiais do evento. Coca-Cola (40%) McDonald’s (13,8%) e Adidas (13,7%). Itaú e Vivo também entram no top 5. A primeira, que é patrocinadora da seleção brasileira e não da Copa, está na lembrança de 13,1% dos respondentes da pesquisa e a Vivo, que é a segunda marca mais lembrada pelos usuários do app, aparece com 20,8%. A patrocinadora oficial da Copa do Mundo, que tem o mesmo nome da empresa de telefonia brasileira, Vivo, é, na verdade, fabricante de celular da china. A Vivo brasileira é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. A confusão se dá devido às duas companhias possuírem o mesmo nome e serem de segmentos parecidos.

Em comparação à pesquisa anterior, que foi realizada antes do início do mundial, o torcedor já está mais instruído em relação a quais marcas patrocinam a Copa do Mundo e quais patrocinam a seleção brasileira. Confira na tabela abaixo um comparativo entre as duas pesquisas.

Voltaremos após a final da Copa do Mundo para descobrir o que mudou em relação à percepção do consumidor sobre as marcas patrocinadoras.

Quer marcar um golaço? Descubra tudo que a Snapcart pode fazer por você. Preencha o formulário e entraremos em contato.

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings