Futebol e Cerveja: uma partida de marcas

Já falamos sobre o futebol ser o esporte favorito dos brasileiros em uma pesquisa realizada em parceria com a Sport Track, e agora decidimos unir esta preferência a outra paixão nacional, a cerveja. É impossível levantar a bandeira para impedir a linha de passe entre futebol e cerveja, e nosso estudo mostrou que estas paixões andam juntas. 

A pesquisa realizada pela Snapcart através de seu aplicativo, analisou a “fidelidade” das torcidas dos clubes em relação às marcas de cerveja. Neste estudo foi possível mapear quais marcas são Top 3 na escolha dos fãs de futebol, e qual é a predominância de determinadas marcas por região. Agora chegou a hora de descobrir quais marcas conquistam os três pontos na preferência do torcedor brasileiro.

CONFIRA A TABELA

Três marcas da bebida fermentada são titulares no coração do torcedor. Quem conquista o primeiro lugar é a cerveja Brahma, atingindo o Top 3 de 13 das 14 torcidas analisadas, e se fazendo presente em 20,2% das compras de cervejas destes fãs (em média). A Skol assume a vice-liderança, sendo a escolha de 12 torcidas (20,0% das compras) e a lanterninha deste top 3 é a Itaipava, aparecendo no ranking de 11 times (14,4% das compras). Este é o resultado geral, mas o campeonato completo contou com resultados positivos para diversos competidores. Nas principais torcidas paulistas (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) a Skol é a marca predominante, enquanto os cariocas do Fluminense, Flamengo e Vasco optam primeiramente pela Brahma.

Apesar destas serem as três marcas de destaque em nossa pesquisa, a Antarctica também aparece e está presente no Top 3 de duas torcidas do Rio de Janeiro.

Os números da tabela acima referem-se à porcentagem de compras de cerveja que cada marca aparece por torcida. Por exemplo, a Brahma está em 28% das compras dos torcedores do Galo, ou seja, três em cada dez vezes. Também é possível notar que a Itaipava é a marca dominante na torcida do Vitória, com 31,7% da escolha de compra.

Conforme os resultados da nossa pesquisa, as torcidas onde as marcas em destaque (Top 3) possuem maior porcentagem de compras apresentam maior concentração de pessoas de classes mais baixas, por exemplo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vitória, enquanto as torcidas do Grêmio, Palmeiras e São Paulo, que são 25% concentradas em classes mais altas, consomem menos as marcas Top 3 da pesquisa. Com base nesses dados, podemos deduzir que torcidas com maior poder aquisitivo tendem a comprar um leque maior de marcas (também podendo optar por importadas e artesanais), enquanto as com menor poder aquisitivo se centralizam em marcas mais tradicionais.

O mercado de cerveja constantemente liga a imagem de seu produto ao futebol ao criar campanhas publicitárias, investindo pesado em mídias tradicionais, como TV e revistas e também internet. Descobrindo a preferência do seu consumidor-alvo é possível continuar na primeira posição ou brigar para desbancar a concorrência. A parceria entre Snapcart e Sport Track combina extensa fonte de dados (geolocalização, histórico de compras, perfil, etc.) com ampla experiência no marketing esportivo, para fornecer consultoria e insights únicos para as marcas, e assim permitir que as empresas tenham a chance de marcar um golaço antes mesmo do jogo começar.

Você não entra em campo para perder? Descubra tudo que a Snapcart pode fazer por você. Preencha o formulário e entraremos em contato.

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings