Publicidade na Copa do Mundo: sua campanha marcou um gol?

Os olhos do Brasil estão voltados para a Copa do Mundo. Segundo nossa pesquisa, mais de 80% dos brasileiros irão acompanhar o campeonato e três a cada cinco torcedores acreditam no hexa da nossa seleção.

Aproveitando o otimismo do povo com o campeonato, é preciso se beneficiar da ocasião e usar a maior festa do futebol como mote de campanhas publicitárias para envolver o consumidor com a marca. Diversas empresas já desenharam suas estratégias de ações focadas na Copa com o objetivo de se beneficiar do evento e fazer o jogo acontecer fora do gramado. Com o plano desenhado e a campanha veiculando em diversos meios de comunicação, é preciso mensurar os resultados e descobrir como foi a aceitação do público. E para descobrir a efetividade da publicidade, nada melhor do que uma pesquisa feita com os espectadores.

Duas marcas que usaram o tema para seus comerciais de TV e internet foram escolhidas para a realização do segundo Ad Track, produto exclusivo da Snapcart que visa descobrir o impacto das campanhas publicitárias durante ou após a veiculação. A Samsung, com a publicidade “É mais jogo – Ep. 3” e a Visa, com a campanha “Você na final com Visa” foram as convocadas para realizar o estudo. Veja abaixo alguns insights da pesquisa.  

Samsung – “É mais jogo”

A televisão é o canal de comunicação escolhido por 84% dos brasileiros que irão acompanhar a copa, e a Samsung, empresa de tecnologia que também fabrica televisores, utilizou o esporte número um dos brasileiros como meio de inclusão em sua campanha “É mais jogo”, contando a história de crianças que recebem uma ajuda inusitada para seu pequeno time de futebol. Os usuários do aplicativo da Snapcart viram alguns fragmentos do episódio 3 da série “É mais jogo”, que foi ao ar em março de 2018 e veiculou na TV e na Internet. Dos 1.791 respondentes, 36% já haviam assistido ao comercial anteriormente e 31% reconheceram a marca. É interessante destacar também que 81% dos respondentes assistiram na televisão, seguido de 28% no Youtube e 24% no Facebook. Em relação à satisfação, a campanha foi muito bem aceita pelos usuários, visto que mais de 60% dos entrevistados gostaram do comercial. A pergunta “A Samsung é uma marca em que eu confio” revelou que 49% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação e 33% concordam parcialmente. O anúncio, usando o Tite, treinador que os brasileiros estão colocando toda a confiança no Hexa, deu credibilidade Samsung, ajudando a construir a imagem da empresa de tecnologia como uma marca confiável.

Visa – “Você na final com Visa”

A Visa, que é patrocinadora oficial da Copa do Mundo, lançou no mês de março o comercial “Você na final com Visa” que foi veiculado na TV e na Internet. Esta campanha foi vista por 39% dos respondentes da pesquisa, porém, apenas 9% reconheceram a marca. A recepção das pessoas foi positiva, já que nosso estudo revelou que a campanha agradou muito (22%) e agradou um pouco (39%) os que assistiram. De acordo com a pesquisa, a relação das pessoas com a marca é bastante positiva, já que quando questionados se a Visa é uma marca que os entrevistados escolhem, 35% concordam totalmente com a afirmação enquanto 36% concordam parcialmente. Quando questionados se a Visa é a marca que confiam, 41% concordam totalmente com a afirmação enquanto apenas 2% discordam totalmente.

Com o Ad Track da é possível saber com precisão se a ação de publicidade foi impactante o suficiente para fixar na memória de quem foi exposto a ela, revelando se a mensagem é concisa e cativante. Descobrir a relação do consumidor com a marca é essencial para desenhar estratégias de campanhas futuras, contando a história que o espectador quer ouvir. O Ad Track é uma ferramenta essencial para a análise de campanhas publicitárias e para o desenvolvimento daquelas que estão por vir. Usando essa pesquisa, as marcas podem visualizar com precisão o caminho a percorrer nas próximas campanhas, pois com o Ad Track você pode descobrir hábitos de consumo, informações demográficas, o que o consumidor pensa sobre a marca e várias outras informações para uma excelente análise.

A Pesquisa

Chamado Ad Track, o estudo convida os usuários do app da Snapcart a verem frames (imagens) de vídeos publicitários que foram transmitidos na TV e na internet (youtube, redes sociais, portais de notícias, etc.), sem mencionar a marca. Após verem os frames dos vídeos, os usuários são questionados se assistiram ao comercial recentemente, em que meio assistiram, se reconheceram a marca ou não e sua opinião sobre a marca em si.

Descubra tudo que a Snapcart pode fazer por você. Preencha o formulário e entraremos em contato.

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings