Sorvetes, protetor solar e repelente: o que descobrimos sobre hábitos de consumo e fatores de escolha no verão brasileiro.

O verão acabou, e para fechar a estação e os insights de verão a Snapcart apresenta os resultados da sua pesquisa sobre hábitos de consumo de 3 categorias ligadas a essa época do ano – sorvete/picolé, protetor solar e repelente.

Foram entrevistados mais de 3 mil pessoas (de 8 a 84 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais), no período entre 1º a 11 de fevereiro deste ano, em todos os estados do Brasil. O estudo foi aplicado através do app Snapcart (disponível para Android e IOS).

Sorvetes/picolés são consumidos por 8 em cada 10 brasileiros no verão e marca é o principal fator de decisão:

Quando o assunto é sorvete ou picolé, 8 em cada 10 respondentes afirmam ter comprado o produto. Desses, 67% consomem o produto em casa, seguido de “na rua”, com 51%. As marcas mais consumidas por esses pesquisados é a Kibon, com 61% das menções, seguidas por Nestlé, com 45%.

Quando perguntamos sobre o que é mais importante na escolha do produto, os atributos de marca, qualidade, e preço aparecem com 73%, 55% e 48%, respectivamente.

Fator de Proteção e Qualidade são os itens mais importantes na compra do protetor solar

Na mesma pesquisa os participantes também responderam sobre os cuidados com o sol. Do total dos entrevistados, 64% afirma ter comprado o produto nos últimos 30 dias.

O uso na praia é o que mais aparece nas menções desses entrevistados, com 50%, e “na rua” não fica muito atrás, com 48%. Dentro dos ambientes, estas pessoas também fazem uso do produto. As pessoas que responderam usar protetor solar no trabalho correspondem a 19%, seguido do uso em parques, com 18% das menções.

Os entrevistados também estão preocupadas com o sol durante a prática de esportes, sendo que 10% afirma usar este produto nesta ocasião. O fator de proteção também foi abordado na pesquisa e 56% responderam que procuram o fator de proteção entre 30 a 49, seguido de 50+, com 45%. Ao que tudo indica as pessoas querem estar mais protegidas da alta incidência solar do verão brasileiro, sendo o fator de proteção o critério mais considerado na hora da compra, com 63% das menções, seguido de perto pela qualidade do produto com 61%.

 

Uso em casa e critérios qualidade e preço são destaques em repelentes

Na época do ano em que os mosquitos estão mais presentes na vida dos brasileiros, menos da metade (47%) dos entrevistados afirmaram ter comprado algum Repelente nos últimos 30 dias, porém 77% dos mesmos utiliza o produto até dentro de casa. A marca Off aparece em primeiro lugar na escolha dos respondentes, com 45%, seguida por Repelex, com 40%.

Vale destacar que o fator marca está entre os principais atributos na decisão de compra somente para 22% dos entrevistados. Já os itens qualidade e preço encabeçam a lista de prioridades na hora da compra com 66% e 55% respectivamente.

Muitas dessas respostas poderão auxiliar a sua marca a entender melhor os consumidores nesta época do ano e em outros momentos. Como um país tropical, a “sensação” e os hábitos de consumo “de verão” continuam em muitas regiões. Além de ajudar os clientes a aumentar suas vendas nesta época estratégica do ano, a Snapcart pode ajudar no tracking do consumo destas e outras categorias durante todo o ano.

Ao combinar diferentes fontes de dados: histórico de compras via cupons fiscais, perfil demográfico, localização GPS e respostas de pesquisas segmentadas, a Snapcart auxilia seus clientes a entender melhor o perfil dos seus consumidores e responder a diversas perguntas de negócio como:

  • Onde o consumidor compra meus produtos?
  • As mulheres estão mais preocupadas com o fator de proteção do seu protetor solar do que os homens?
  • E como se dá a compra de protetor solar no universo masculino?
  • Quais são as faixa-etárias que mais consomem sorvete na rua?
  • Quais são as classes sociais mais preocupadas em utilizar repelente?

 

Sobre a Snapcart

A Snapcart oferece dados e insights de consumidores offline em tempo real. Através de seu aplicativo de cashback, a Snapcart recebe milhares de cupons fiscais diariamente de consumidores de todo o Brasil, que aliado a pesquisas com os mesmos, no próprio aplicativo, permite a empresa oferecer insights do varejo físico e consumidores com agilidade e granularidade.

Related Articles

Webinar Gratuito: Como ser a empresa que mais entende seu consumidor?

Melhores produtos? Melhores marcas? Não. Conhecer o consumidor é a única vantagem competitiva duradoura para empresas de bens de consumo. Participe do nosso webinar e saiba como se tornar a empresa que mais entende do seu consumidor. read more →

Uso de Sabonete Facial no Brasil, Indonésia, Filipinas e Singapura

Uma pele perfeita não depende apenas de bons genes, mas também de bons hábitos diários. De acordo com a The New York Times Style Magazine, há três etapas principais para a rotina de cuidados com a pele, iniciando com a limpeza, depois com tonificação para equilibrar a pele e hidratação para suavizar a pele. read more →

Mais de 70% dos Brasileiros irá aproveitar a Black Friday e pretende gastar R$500

Dia 23 de novembro é a data oficial da Black Friday no Brasil, o dia de descontos que promete preços especiais em produtos de diversas categorias. read more →

Compra de Água Mineral: o que move o consumo

A água mineral, em suas diversas embalagens, atrai o consumo conveniente e seguro. read more →

Most Popular

Sign up for more actionable insights

Stay up to date with our latest findings